quinta-feira, 26 de agosto de 2010

NÃO TENHO O BATISTÉRIO, E AGORA???


AMO A IGREJA ONDE CASAREMOS!


JÁ A NAMORAVA MUITO TEMPO ANTES DE SABER QUE ME CASARIA ALI...


Muito antes de sonhar em ser pedida em casamento, ao passarmos pela nossa Igreja, eu brincava com Rafael dizendo:



- Amor, vamos casar nessa Igreja??? Ela é tão linda! ! !



Repeti esta frase por muitas vezes, hehehee, até que um dia Rafael me pediu em casório, mas por incrível que pareça, quando iniciamos os preparativos, não a cogitamos.



Íamos casar em Niterói, estava tudo pago em relação à cerimônia; quando o Clube, onde faríamos a festa, furou com a gente (isso é história para outro post). Daí tivemos de correr para arrumar um lugar aqui no Rio, desespero total, pois só tínhamos 1 ano para os preparativos, parecia que todos os locais já estavam reservados, não achavamos um lugar disponível.



Depois dizem por aí que ninguém está mais casando, é mentira, o povo casa e muito, rsrsrs.



Voltando a nossa tragetória, inicialmente não pensamos na nossa linda Igreja, cogitamos várias outras, mas sabe quando o universo conspira e tudo culmina para um único desfecho!?! Pois é, tudo aconteceu e está acontecendo com era/ é para ser. Casaremos na igreja que eu sempre falava e no Clube que eu também sempre achei lindo (conto depois tb).


Contudo para que de fato o casamento religioso se realize, há uma burocracia a ser seguida, qual seja:


1. Procurar a igreja do bairro do noivo ou da noiva;


2. Entre 6 a 3 meses antes do casório, marcar na secretaria uma entrevista com o Padre (depois que fizermos a nossa, conto como é, rsrss);


3. Apresentar xerox e originais de identidade, CPF, comprovante de residência e o tal do batistério atualizado, datado de no máximo 6 meses antes do casamento.




Para quem não sabe o que é o batistério, é um documento que certifica que a pessoa foi batizada, para fins de casamento.


É esse tal de batistério que andou tirando o meu sono, o noivo consegui pegar o dele, mas euzinha não. A igreja onde fui batizada não existe mais, ela desabou. Tentei achar algum tipo de arquivo geral para tentar conseguir o documento, mas não teve jeito, não localizaram nada sobre o meu batismo.


E agora o que fazer???




Bem, na Igreja, me disseram para eu relaxar que sem casar eu não fico, pois o Padre dará um jeitinho, rsrsrss. A secretária me tranquilizou, falou que para estes casos de "perda" de batistério, o Padre normalmente pede para que pessoas que participaram do batismo comparecam até a Igreja e testemunhem sobre o fato, ou seja, minha madrinha de batismo e minha mãe já estão escaladas para irem lá confirmar que eu sou batizada. Daí o próprio Padre da entrevista reproduz uma declaração de batismo.


Não sei por que motivo o batistério tem de ser atualizado, se nada mudou desde que eu fui batizada pela primeira e única vez, né! Mas, enfim, tem de ser assim...
Pelo que eu entendi, eles sempre dão um jeitinho para que a cerimônia se realize, até quando um dos noivos não é católico, pode haver casamento, tudo depende da conversa com o Sacerdote.



Inicio de setembro levarei nossos documentos e marcarei a tal entrevista com o Padre, na nossa Igreja só 3 meses antes do casamento se pode dar entrada no procedimento religioso, por coincidência, é o mesmo prazo para os proclamas do cartório. Parece que cada igreja tem um procedimento diferente, não é algo padrão não.

Bem, no fim tudo dá certo, se não deu certo ainda, como diz um certo amigo meu, é porque ainda não chegou ao fim, rsrsrss... Frase de parachoque de caminhão, né, heheheee.


Bjks


Drea

5 comentários:

Anne disse...

Drea, muito bom que vai casar em uma igreja que você já gosta! Eu achei linda, pelas imagens!! Quanto ao batistério, tem tudo isso ainda, é? rsrs O meu noivo vai reclamar pacas quando souber de tanto procedimento pra tudo! Ainda não tô de data marcada, mas já começando a pensar em algumas coisas, rsrs Até porque a gente provavelmente já vai casar logo no civil, e deixar a cerimônia religiosa pra um outro momento. Flor, sobre o selinho, você faz um post normal, copia a foto q tá no meu blog do selinho, e posta no seu texto, respondendo a questão (5 coisas que gosto de fazer) e colocando também as regras do post! Depois vc dá o selinho pra pessoas queridas e peçamn que elas façam o mesmo!!! Se tiver alguma dúvida, só perguntar!! Bjinhos carinhosos...

Luana Feitosa disse...

Estou curiosa para saber a igreja e o salão que vão casar, conta logo vai....Bjssss

Lilica disse...

Oi flor
amei o seu blogger estou ti seguindo
Bjos

ANDREA E RAFAEL VÃO CASAR! ! ! disse...

Obrigadinha, Florezinhas pelos comentários!

Lu, em breve vou fazer um post falando sobre a minha igreja, hehehee

bjks

Drea

Unknown disse...

bom dia!!!
Vc me tirou uma dor de cabeça srsrsrs ,pois moramos em São Paulo e meu noivo foi batizado na Bahia e não consigo achar o batistério dele e oq vc escreveu me deixou mais tranquila .obrigada felicidades para vcs tb.Vamos casar dia 4 de dezembro amiga e já estou pirando srsrs